terça-feira, 30 de junho de 2009

Morte....


Se existe uma coisa que ainda me abala muito é lidar com a morte. Seja ela de forma natural, trágica, presumida ou o que for. Ainda me impressiono com a forma como ela chega, e sem se importar com a nossa dor, leva embora aquela pessoa que nos era muito querida e amada. A sensação é de chão se abrindo, mundo desabando e a gente indo junto. Morrendo junto. Para mim não tem essa coisa de maturidade, de idade ou de experiência de vida. A morte sempre me abalou, principalmente quando envolve pai e mãe. Perder pai e mãe deveria ser proibido, assim como perder filho e marido. A sensação de que você nunca mais vai: cheirar, abraçar e ouvir a voz daquela pessoa é angustiante. É assustador tanto quanto ter medo de escuro quando se é criança.

Depois que perdi meu pai, fiquei um pouco seca, eu acho. Fiquei mais dura com algumas coisas, mas também passei a relevar outras. O único sentimento que não mudou foi essa minha relação com a morte. Ele continua o mesmo, acho que até um pouco mais assustador. Eu me abalo com a morte de qualquer pessoa: família, amigos, família de amigos, crianças, desconhecidos, celebridades, enfim, todo mundo. Essa semana, particularmente foi bastante pesada e triste. Tive que conviver de novo com essa tal morte. Ela levou a mãe de uma amiga muito querida do trabalho. Sabe aquela pessoa especial que nunca mereceria passar por essa dor? É, mas ela teve que passar. A morte veio e sem se importar, levou sua mãe. Foi doloroso. Triste. De novo as sensações voltam, e a tristeza toma conta de tudo. Mas por um lado fiquei pensando que se existe uma coisa boa nessa tristeza que envolve a morte, é saber que os laços de amizades são reforçados e que DEUS nunca nos abandona!

Ainda nessa semana, um ícone da minha adolescência também se foi. É muito estranho saber que ele não estará mais aqui nos próximos vinte anos, fazendo músicas e inventando inéditos passos de dança. É muito triste. Michael Jackson levou com ele o melhor pedaço da minha adolescência.

3 comentários:

  1. Agora foi impossível segurar minha emoção, Lú...tô aqui chorando lendo este post...mas é isso aí, a vida continua e agradeço todos os dias pela fé que tenho em Deus, pela família e amigos que tenho. Muito obrigada por existirem de forma tão intensa e presente em minha vida. Não sei o que seria de mim sem vocês, agora mais do que nunca. Um beijão amiga.

    ResponderExcluir
  2. patt veiga de almeida18 agosto, 2009

    Lú! vc está cada vez melhor "nisso" aqui!!! sempre passo pelo seu blog, pois adoro como vc escreve e descreve as emoções. mais uma vez me emocionei! bj, Patt(Ibicuí)

    ResponderExcluir
  3. Luciana, acho que todos nós, humanos, temos essa dificuldade em lidar com a morte. Apesar de ser a única certeza, nunca estamos preparados para a chegada dela.
    Por causa disso, resolvi mergulhar no assunto e fazer um curso de Tanatologia - o estudo da morte -, que foi excelente.
    Se vc quiser, dê uma passada no meu blog para ler sobre o assunto e pegar algumas dicas de livros.
    Aqui vai o link para o meu blog onde escrevi um pouco sobre esse assunto: http://depoisdostrintaanos.blogspot.com/search/label/morte
    Bj pra vc!

    ResponderExcluir