quarta-feira, 25 de março de 2009

Saudades...

Tô meio nostalgica. Com saudade de tudo. Da infância em Ibicuí, dos meus pais casados e felizes, das brigas e implicâncias do meu avô com a minha avó, sempre brigando, se amando e fazendo as pazes. Saudades da Áurea, de mau humor quando tinha que ficar com a gente em Ibicuí as férias todas e que depois na hora de ir embora queria ficar mais – hilário!. Saudades dos carnavais na praia com a galera toda, dos banhos de mar a noite, de dia de tarde! Das brincadeiras com os garotos da “praia do saco”, dos namoros, das paqueras, das amizades, das conversas na ponte...das tardes na casa da Patrícia com todas as meninas fofocando. Saudade dos natais na casa dos meus avós em Campo Grande, dos presentes da minha tia quando ela viajava para fora do Brasil. Do meu avô comendo tâmara e fazendo todas, simplesmente todas as nossas vontades!
Nossa, que saudade! Saudade do meu irmão pequeno e um bombom de tão lindo! Saudades do meu pai! Essa saudade não passa, ela tá aqui dentro sempre pulsando! Saudade dos seus conselhos, da sua voz e principalmente do seu abraço e do seu cheiro delicioso. Cheiro de pai, sabe? Já estava me sentindo assim há alguns dias, mas aí resolvi ouvir uma coletânea de sambas da Portela de uma amiga minha aqui do trabalho. Aí foi que “o barraco desabou”. Meu pai era portelense doente! Adorava Madureira e a velha guarda da Portela, ou seja, todos os sambas desse CD eram os que ouvíamos em Ibicuí na varanda, com meu pai e meu avô jogando carta. Com amigas e amigos entrando e saindo da casa todo o tempo. Sabe propaganda de margarina? Com todo mundo feliz na casa de praia? Queimado de sol? Era assim mesmo. Agora, eu sei que aquilo era felicidade. Momentos felizes que não voltam mais e ficam em nossas lembranças como sendo nossos melhores dias na terra.
Lógico que vivi outros momentos felizes e inesquecíveis ao longo desses anos, mas definitivamente os momentos da infância e adolescência são nossos melhores momentos....
Não sei se a gente só se dá conta dessa saudade quando vai ficando mais velho. Só sei dizer que comigo foi assim. Saudade eu sempre tive, mas agora ta ficando meio complicado viver com ela apertando meu peito até mesmo de madrugada. Tem vezes que sonho que estamos todos em Ibicuí: meu pai, meu avô, minha mãe, minha avó, Áurea (minha mãe postiça), minha irmã, meu irmão, minha tia, meu tio, amigos do meu pai, da minha mãe, da minha avó, nossos amigos. Todos juntos no lugar onde por muito tempo foi meu refúgio de menina. Um lugar chamado Ibicúi.

Sambas da minha saudade: Portela
1 - Ilu Ayê (1972)
2 - Hoje Tem Marmelada/Das Maravilhas do Mar (1980-81)
3 - O Mundo Melhor de Pixinguinha (1974)
4 - Lendas e Mistérios da Amazônia (1970)
5 - Rio, Capital Eterna do Samba (1960)
6 - Macunaíma (1975)
7 - Contos de Areia (1984)
8 - Lapa em Três Tempos (1971)
9 - Adelaide, a Pomba da Paz (1987)
10 - As Seis Datas Magnas (1953)

Um comentário:

  1. PATRÍCIA VEIGA02 maio, 2009

    amei Lu!!!! vc cada dia mais me surpreende com seus textos! tb sinto mta saudades daquele nosso tempo(era de fato mt bom!). vc esqueceu foi da "côlonia de férias" no Praia Clube Ibicuí,rsrsrs. bj.
    PATT.

    ResponderExcluir